Notícias de Angola
O LICEU
Folha Informativa da Associação dos Antigos Alunos do Salvador Correia / Mutu Ya kevela
Os Primeiros Passos
Trabalhou-se muito para organizar as novas eleições – as de Dezembro de 2004! Trabalhou-se bastante para cumprirmos com o Programa que apresentámos nessas mesmas eleições. Trabalhámos depois para conseguir preparar os dossiers de base para os projectos que temos em cima da mesa. Trabalhámos também e pelos vistos “batalhar” para conseguirmos legalizar a Associação com a nova estrutura e actualização dos Estatutos para finalmente podermos tomar posse.
Tudo isto levou os 5 meses passados e ainda não temos grandes novidades para os nossos queridos colegas, companheiros e amigos desta Associação.
Organizámos mais um jantar – o primeiro encontro deste ano de 2005 – para nos vermos, voltarmos a trocar ideias e nos divertirmos juntos num convívio amigável, bem servido e com boa música. Queremos “fazer nome” com os nossos encontros, por enquanto no mesmo lugar, para se criar o hábito e reforçarmos a base de sustentação a que nos habituámos com a presença de todos os que têm apoiado a iniciativa de remodelar o Liceu Salvador Correia/Mutu Ya Kevela e melhorar a qualidade de vida estudantil dos seus mais de 4.000 alunos. Só devolvendo a este monumento a importância que sempre teve na instrução e educação dos jovens de Angola, consideraremos o nosso Primeiro Passo terminado. Só lutando para embelezar outra vez este Liceu, consideramos o nosso trabalho necessário. Só continuando firmes no objectivo que nos une – quer aos antigos alunos residentes em Angola, como no Brasil, em Macau ou em Portugal – poderemos voltar a ter orgulho de sermos Antigos Alunos do Liceu Salvador Correia / Mutu Ya Kevela. Em conclusão, voltar a dar vida ao monumento moribundo e invadido em que hoje se tornou o nosso Liceu!
Os projectos
Entre os vários projectos que temos em mão, a começar pelas várias obras que o Liceu precisa de imediato, quer de infra-estruturas e saneamento básico, quer de pintura de paredes, limpeza, e reconstrução das partes degradadas, ainda temos que pensar no apetrechamento das salas de aula, no equipamento conveniente dos laboratórios e na restauração da Biblioteca e seu acervo. Prevemos também que uma verba seja encontrada para uma bibliotecária tomar seriamente conta daquela que foi a grande Biblioteca de Luanda. Quatro dossiers foram preparados para serem apresentados a quem se mostrou interessado nas pequenas e nas grandes obras que o Liceu precisa. A resposta que nos tem mantido em suspense é muito interessante, mas por enquanto não podemos adiantar mais. Todos nós seremos informados logo que de concreto saia algo. Sabemos que estes assuntos levam tempo a estudar e a decidir, por isso temos estado num limbo imposto!!
De concreto temos o problema da água resolvido.
De concreto também temos cadeiras de rodas para serem entregues a professores e alunos que tenham necessidade. Sabemos de dois alunos que precisam urgentemente, por isso dentro de cerca de um mês as cadeiras modernas, cedidas pela Associação do Rotary Club de Luanda com distribuição em Angola pela Associação Lardef.
De concreto temos já cerca de 800 livros doados por uma antiga aluna dos anos 60, mas que se encontram em Lisboa. Logo que a Biblioteca se encontre em condições procura-se quem faça o transporte desse donativo. Outros livros aparecerão, por parte de colegas espalhados pelo mundo, e sobretudo os de Lisboa que podem juntar-se a este donativo, para a viagem até Luanda…
Notícias do Mundo do “Liceu”
O almoço anual em Luanda não aconteceu este ano por pensarmos que não é oportuno neste 1° de Maio já que não vamos conseguir tomar posse antes dessa data e não temos uma “grande resposta” às nossas propostas. Mas, para quem estiver interessado, haverá uma visita ao Liceu tal como se encontra neste momento, com membros da Direcção como cicerone e com o Director do Mutu Ya Kevela.
Em data a decidir, organizaremos um almoço de confraternização e teremos o prazer de dar informações mais concretas sobre os projectos que defendemos e com algumas respostas animadoras.
Em Lisboa, o almoço teve lugar no dia 14 de Maio, na Quinta dos Rouxinóis à Malveira. Houve uma conferêcia habitual com Macau e talvez com o Rio. Contou com cerca de 600 antigos alunos. De Luanda esteve a Lizette Dantas
Em Macau, o almoço stambém foi a 14 de Maio.
No Rio de Janeiro o almoço igualmente a 14 de Maio.
Resumo do RELATÓRIO DOS QUATRO MESES DESTA DIRECÇÃO
Nos últimos jantares encontrámo-nos todos no mesmo local da “festinha”, em Dezembro 2004 e a 29 de Abril de 2005. No jantar de Dezembro houve eleições… A partir desse momento encontramo-nos de quinze em quinze dias, às quintas-feiras, das 18H30 às 21H para prepararmos dossiers, discutirmos propostas de ajuda ou onde irmos buscar os apoios que esta associação necessita. Temos feito as reuniões em salas emprestadas por membros da Direcção, quase sempre o mesmo colega a ajudar neste campo, até tomarmos posse legalizando o nosso trabalho e podermos tomar conta de um espaço no próprio Liceu, para o qual temos estado também a trabalhar.
Estamos a entrar no sexto mês, e apesar da frustração por não podermos cumprir com a nossa promessa de “um almoço a 1 de Maio, dentro do recinto do Liceu”, temos de aceitar que o tempo vôa e que tudo, sobretudo burocracias, leva muito tempo para se conseguir o status quo!
Mas, como somos todos desta bendita terra e vivemos quase todo o tempo por aqui, conhecemos bem o que o tempo aqui significa. E para não vos fazer perder mais tempo, por aqui ficamos, esperando vê-los bem próximo, quando quizerem, ou por e’mail, se quizerem tirar dúvidas ou ter/ dar notícias, ou ainda por telefone. Sempre à vossa disposição, somos a Direcção!
Junho de 2005